análise

Desistência de Nilvan à Prefeitura de João Pessoa é vitória do coronelismo

Por Maurílio Júnior

A desistência do comunicador Nilvan Ferreira à Prefeitura de João Pessoa é, antes de qualquer coisa, uma vitória do coronelismo. E não precisa concordar com as posições dele (é o meu caso) para lamentar.

Em seu anúncio de desistência feito na manhã desta sexta-feira (02) nas redes sociais, Nilvan expôs a inviabilidade de obter uma legenda para disputar a Prefeitura da Capital.

Filiado ao PL de Jair Bolsonaro, o apresentador de televisão foi asfixiado pelo dono do partido na Paraíba, deputado federal Wellington Roberto.

Mesmo com votações expressivas nas duas últimas eleições, em 2020 para prefeito, chegando ao segundo turno contra o atual prefeito Cícero Lucena (PP), e em 2022 sendo o mais votado na Grande João Pessoa para governador — quase sem estrutura –, o PL fechou as portas para o comunicador em 2024.

Nilvan deixa a disputa na pré-campanha em meio a pesquisas que o colocava entre os pré-candidatos mais competitivos na Capital.

Com portas fechadas no PL, Nilvan chegou a conversar com o União Brasil do senador Efraim Filho, mas não avançou. Outros partidos também fecharam as portas para o comunicador. Por trás, uma forte articulação de outros pré-candidatos, estes mais tradicionais na política da Paraíba.

A desistência de Nilvan não é uma derrota ao comunicador ou à direita, a quem representou nos últimos anos, mas para todos aqueles que ousam desafiar os donos das famílias que dominam historicamente a política do estado. Vence o coronelismo!