meio ambiente

Mistério: número de peixes mortos nas praias de João Pessoa aumenta; saiba quantos

mauriliojunior.com

Peixes mortos na praia do Cabo Branco / Crédito: Reprodução / TV Cabo Branco
maurílio júnior

Subiu para 139 o número de animais marinhos encontrados mortos nas praias de Cabo Branco, Manaíra e Bessa, em João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (26/12). A maioria das vítimas são moreias, mas também foram identificados bagres e outros peixes.

:: Peixes são encontrados mortos em praia de João Pessoa; PMJP apura se há relação com poluição

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e a Emlur estão apurando as causas. Segundo Leandro Silvestre, chefe da Divisão de Fauna da Sudema, as mortes podem estar relacionadas a práticas de pesca predatória ou a alterações ambientais.

“É possível que redes de pesca estejam capturando espécies sem interesse comercial, levando ao descarte. Outra hipótese são mudanças físico-químicas na água, como variações de temperatura, que já provocaram eventos similares em outros locais”, explicou em entrevista à TV Cabo Branco

Amostras de água e dos animais foram coletadas para análise. Bases de dados globais também serão consultadas para verificar possíveis alterações ambientais, como poluição ou mudanças climáticas. Redes de pesca noturnas seguem sob investigação.

“O número elevado de moreias mortas de uma só vez é algo incomum. Precisamos de monitoramento contínuo para entender o que está acontecendo”, destacou Silvestre.