A incerteza sobre o pagamento do 13º salário preocupa os servidores municipais de Campina Grande. A Prefeitura ainda não divulgou o calendário para quitação do benefício, que, por lei, deve ser pago até 20 de dezembro – Governo do Estado pagou o 13º salário na semana passada e a Prefeitura de João Pessoa paga amanhã. O Município enfrenta grave crise financeira, com atrasos de pagamento, a exemplo do salário de novembro dos prestadores de serviço que não foi pago.
Franklyn Ikaz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), destacou a apreensão da categoria. “Isso preocupa muito os servidores, porque temos dois pagamentos nesses 15 dias que restam para finalizar o ano, e o governo ainda não sinalizou. Não anunciar isso é muito complicado porque os servidores ficam assustados”, afirmou em entrevista à Campina FM.
Além do atraso na divulgação do calendário, o Sintab informou que já protocolou um ofício solicitando informações sobre os pagamentos do 13º salário e do salário de dezembro. O sindicato também busca uma audiência com o prefeito Bruno Cunha Lima para discutir a situação da folha de pagamento e outras demandas da categoria.
Apesar da preocupação, o Sintab reforçou a disposição para o diálogo e tenta evitar a necessidade de greves ou protestos. Contudo, a falta de respostas da gestão municipal tem aumentado o descontentamento entre os trabalhadores.
Durante a campanha eleitoral, o governo foi cobrado a assinar termos de compromisso com os servidores, mas até o momento nenhuma garantia foi formalizada.