Lula edita MP que isenta de IR premiações recebidas por medalhistas olímpicos

Rebeca Andrade segura a bandeira do Brasil após conquistar o ouro do solo nas Olimpíadas (Foto: Hannah McKay/REUTERS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou Medida Provisória que isenta da cobrança do Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O texto da MP nº 1.251, assinado pelo presidente, pelo ministro André Fufuca (Esporte) e pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8 de agosto.

A Medida Provisória modifica a Lei nº 7.713, de 1988. A regra passa a prever que valores recebidos por atletas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos como premiação pela conquista das medalhas, pagos por Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ficam isentos de tributação pelo Imposto de Renda. As medalhas, troféus e outros objetos comemorativos recebidos em eventos esportivos oficiais realizados no exterior já eram isentos de impostos federais. O texto especifica que a validade é a partir de 24 de julho de 2024, o que abrange os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, que estão em curso na França.

Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a decisão. “Editei Medida Provisória que isenta de Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O imposto cobrado por premiações de atletas olímpicos e paralímpicos existia há mais de 50 anos. As medalhas, troféus e outros objetos comemorativos recebidos em eventos esportivos oficiais realizados no exterior já eram isentos de impostos federais”, postou.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Qual o preço a se pagar para manter uma oligarquia no poder? (por Taty Valéria)

Qual o preço a se pagar para manter uma oligarquia no poder? (por Taty Valéria)

Qual o preço a se pagar para manter uma oligarquia no poder?

Próximo
Tribunal de Justiça aceita denúncia contra Emerson Panta por irregularidades em Santa Rita

Tribunal de Justiça aceita denúncia contra Emerson Panta por irregularidades em Santa Rita

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu nesta quarta-feira uma

Você também pode gostar