Câmara Federal vai debater abusos e exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais

A proposta de audiência pública para discutir a adultização e sexualização precoce de crianças e adolescentes nas redes sociais, de autoria do deputado Ruy Carneiro, foi aprovada pela Câmara Federal. A atividade legislativa será realizada pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência, da qual Ruy é presidente, em parceria com a Comissão de Educação.

“É preciso proteger nossas crianças e adolescentes. Não podemos continuar permitindo que abusos, crimes e superexposições continuem ocorrendo livremente nas redes sociais. Essa audiência é fundamental para ouvir especialistas, pressionar as plataformas e criar mecanismos eficazes para acabar de uma vez por todas com essa exploração”, defendeu Ruy.

Na justificativa do requerimento, o deputado ainda citou dados da SaferNet Brasil que apontam 71.867 denúncias de exploração sexual infantil na internet em 2023, um aumento de 28% em relação ao recorde anterior. Também mencionou a pesquisa TIC Kids Online Brasil, segundo a qual 93% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos usam a internet, sendo 78% com perfil próprio em redes sociais, muitas vezes sem supervisão.

O tema ganhou destaque após vídeo do criador de conteúdo Felipe Bressanim Pereira, o Felca, que denunciou a exposição sexualizada de menores em plataformas digitais. Ele está entre os convidados, junto com representantes da SaferNet, Meta, Google, TikTok, entidades de proteção à infância e especialistas em saúde e psicologia.

Projeto de Lei

O PL 3890/2025, também de autoria do deputado Ruy Carneiro, segue em tramitação no Congresso Nacional. A matéria proíbe a monetização e a inclusão de conteúdos produzidos com a superexposição do público infantojuvenil em plataformas digitais.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
CPI dos postos: vereadores se estranham e presidente da Câmara de João Pessoa precisa intervir; assista

CPI dos postos: vereadores se estranham e presidente da Câmara de João Pessoa precisa intervir; assista

Sessão é interrompida após confronto entre parlamentares sobre apuração de

Próximo
Câmara avança com PL que proíbe obras do Minha Casa, Minha Vida em áreas de risco climático

Câmara avança com PL que proíbe obras do Minha Casa, Minha Vida em áreas de risco climático

Proposta segue para a CCJ e busca evitar que moradias sejam construídas em

Você também pode gostar