Novo Papa, Leão XIV, tem histórico de críticas às políticas de Donald Trump

Apesar de elogiado, novo Papa já contestou ações do governo Trump

Recém-eleito como o novo líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, de 69 anos, já deixou registrado em suas redes sociais um histórico de posicionamentos críticos a políticas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — tanto durante seu primeiro mandato quanto no segundo.

Apesar de ter sido elogiado publicamente por Trump nesta quinta-feira (8), o pontífice compartilhou, nos últimos anos, uma série de conteúdos que confrontam medidas do governo republicano, especialmente nas áreas de migração, clima e direitos humanos.

Em abril deste ano, por exemplo, o então cardeal republicou uma matéria de um veículo católico que condenava a celebração da deportação de imigrantes por Trump e o presidente de El Salvador, Nayib Bukele. A crítica partia do bispo auxiliar de Washington, Evelio Menjívar, que questionava: “Vocês não veem o sofrimento? Sua consciência não se perturba?”

Em outras ocasiões, o atual Papa também se posicionou contra políticas de separação de famílias na fronteira e contra declarações que hierarquizavam o amor cristão — como as feitas por J.D. Vance, aliado de Trump. Em 2018, ele compartilhou críticas à detenção de crianças imigrantes, afirmando que a prática “não tem nada de cristã, americana ou moralmente defensável”.

Além das pautas migratórias, o Papa Leão XIV demonstrou preocupação com o desmonte ambiental. Ele compartilhou conteúdos sobre o risco de os EUA descumprirem acordos climáticos após a eleição de Trump.

Em temas considerados mais conservadores, como aborto e ideologia de gênero, o pontífice também já demonstrou opiniões críticas. Ele questionou, por exemplo, a ausência de suporte a bebês que sobrevivem a procedimentos de aborto e compartilhou documentos contrários à difusão de conceitos de identidade de gênero em escolas da América Latina.

Apesar das divergências públicas registradas no passado, Trump celebrou a escolha do Papa americano em sua rede Truth Social:

“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra perceber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção, e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV.”

Deixe o seu comentário

Anterior
Ruan Macário está em casa. Kelton Marques está no cemitério; o recado amargo da Justiça

Ruan Macário está em casa. Kelton Marques está no cemitério; o recado amargo da Justiça

Caso expõe um sistema que falta com o essencial: a confiança pública

Próximo
Arcebispo da Paraíba vê continuidade ao legado de Francisco na escolha do Papa Leão XIV

Arcebispo da Paraíba vê continuidade ao legado de Francisco na escolha do Papa Leão XIV

Nome Leão XIV remete à doutrina social, avalia Dom Delson

Você também pode gostar