A Igreja Católica tem um novo líder. Foi anunciado nesta quinta-feira (8) o nome do cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, como o novo pontífice. Ele adotará o nome de Papa Leão XIV.
A confirmação veio após a tradicional fumaça branca ser emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, seguida pelo toque dos sinos da Basílica de São Pedro. Em seguida, o cardeal protodiácono pronunciou o tradicional anúncio “Habemus Papam” e revelou o nome do novo Papa ao mundo.
Aos 69 anos, Prevost torna-se o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e também o primeiro de sua ordem religiosa. Sua eleição representa um novo capítulo para a Igreja, unindo a experiência pastoral no continente latino-americano com um perfil discreto, técnico e profundamente comprometido com as reformas iniciadas por seu antecessor.
A eleição ocorre após a morte do Papa Francisco, no dia 21 de abril deste ano. Jorge Mario Bergoglio, argentino, foi o primeiro Papa latino-americano e ocupava o cargo desde 2013, após a renúncia de Bento XVI.