Blueprint

A perfect balance of exhilarating flexiblity and the effortless simplicity of the Code Supply Co. WordPress themes.

The ultimate publishing experience is here.

Corte de gastos para quem?

Câmara aumentou de 513 para 531 o número de deputados federais
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Enquanto o Brasil ouve diariamente a demagogia de discursos sobre “responsabilidade fiscal”, contenção de despesas e reformas que sempre caem no colo de quem mais precisa, a Câmara dos Deputados deu ontem mais um passo para ampliar o próprio tamanho — e a própria conta.

O projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais terá impacto direto de R$ 64,6 milhões por ano no orçamento público. O argumento usado é o crescimento populacional revelado pelo Censo.

Mas o que deveria ser uma redistribuição justa de cadeiras ou de custos virou, na prática, um aumento real de cargos — sem que nenhum estado perdesse representação e, no caso de alguns, ampliasse a sua quantidade de deputados.

A matéria era prioridade do presidente da Câmara, paraibano Hugo Motta (Republicanos). A relatoria também ficou nas mãos de um paraibano, Damião Feliciano (União Brasil). E a autora do texto é Dani Cunha (PL-RJ), filha do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha. Ou seja, é uma articulação suprapartidária: direita, centro, esquerda — quando é para ampliar privilégios, não há ideologia que separe.

O contraste é gritante: enquanto se discute o congelamento do salário mínimo, se defendem reformas que endurecem as regras para o trabalhador e o aposentado, o Congresso articula a ampliação de cargos e estrutura própria.

E depois, claro, virão os mesmos discursos: é preciso cortar gastos, conter a máquina, rever auxílios. Mas só os dos outros.

Ou melhor, dos pobres.

Total
0
Shares

Deixe o seu comentário

Prev
Efraim Filho quer apertar cerco contra empresas que burlam o Fisco

Efraim Filho quer apertar cerco contra empresas que burlam o Fisco

Senador explicou que cerca de 1,2 mil empresas acumulam dívida de R$ 200 bilhões

Próximo
Cadastro para Passe Livre Estudantil passa a ser permanente na Paraíba

Cadastro para Passe Livre Estudantil passa a ser permanente na Paraíba

O Governo da Paraíba anunciou, nesta quarta-feira (7), que o cadastramento no

Você também pode gostar