O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista a rádios mineiras nesta quarta-feira (5/2), que, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consiga reverter sua inelegibilidade, será derrotado novamente nas urnas.
“Se a Justiça entender que ele [Bolsonaro] pode concorrer às eleições, ele pode concorrer… e se for comigo, vai perder outra vez. Se for comigo, vai perder outra vez!”, destacou Lula.
A declaração ocorre enquanto deputados da oposição tentam reverter a inelegibilidade de Bolsonaro, por meio de um projeto de lei que propõe reduzir o período de inelegibilidade de oito para dois anos. Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023, após ser considerado responsável por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. Ele também enfrentou outra condenação, por abuso de poder político e econômico, relacionada à campanha de 2022.
Lula também voltou a criticar Bolsonaro, acusando-o de tentar dar um golpe de Estado para permanecer no poder. “Eles tentaram dar um golpe, anunciaram e prepararam a morte do presidente da República, do vice-presidente e do presidente do TSE, e ainda acham que são inocentes? Olha, não faz sentido. Eles que paguem pelas mazelas que cometeram. Se forem inocentes, serão absolvidos; se forem culpados, serão punidos. É isso que vai acontecer.”, declarou o presidente.