O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (24) que o governo federal vai reduzir alíquotas de importação para frear a alta nos preços dos alimentos. A medida foi debatida em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros, como parte de estratégias para combater a inflação.
— Produtos com preços internos superiores aos internacionais terão redução de alíquotas para equilibrar o mercado — explicou Costa.
O ministro descartou subsídios, congelamento de preços ou medidas artificiais. Ele destacou que as expectativas para 2025 são otimistas, com previsão de supersafra e maior oferta de alimentos. Dados da Conab indicam aumentos na produção de arroz (13%), feijão (5%) e uma alta geral de 8,2% na safra.
Lula pediu foco nas políticas para o setor e diálogo com produtores, supermercados e frigoríficos para estimular a produção e reduzir preços. O governo também estuda mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) para reduzir custos de intermediação no vale-alimentação, que hoje variam entre 10% e 15%.
A reunião contou com a presença de Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Fávaro (Agricultura).