O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (27/12) o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) para uma conversa na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência. Motta é apontado como o favorito para suceder Lira na presidência da Câmara a partir de fevereiro de 2025.
Emendas parlamentares
O encontro ocorreu em meio a tensões sobre as emendas parlamentares, em especial as de comissão (RP8), que foram recentemente alvo de bloqueio por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.
Tom amistoso
Auxiliares informaram que não houve uma pauta específica no encontro. O objetivo foi estreitar a relação entre Lula e o provável próximo presidente da Câmara, marcando o início de uma articulação mais próxima para o próximo ano legislativo.
O UOL informou que o tom da conversa foi “amistoso” e “tranquilo”, em contraste com a reunião entre Lula e o ainda presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) no dia anterior, que foi dominada por discussões sobre emendas parlamentares.
Histórico de encontros
Embora o encontro desta sexta-feira não constasse na agenda oficial de Lula, não foi o primeiro entre ele e Motta. Os dois já haviam se reunido anteriormente durante as negociações para construir consenso em torno da candidatura do parlamentar.