economia

Vendas do comércio atingem maior patamar em 25 anos, e Paraíba lidera alta no país

Por Maurílio Júnior

João Pessoa (PB)

As vendas no comércio varejista no país cresceram 1% na passagem de janeiro para fevereiro e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, informou nesta quinta-feira (11/4) o IBGE.

Foi a segunda alta consecutiva, após o índice ter registrado crescimento de 2,8% em janeiro. A última vez que o varejo registrou dois meses consecutivos de alta foi em setembro de 2022 (0,5% em agosto e 0,7% em setembro). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

Na comparação com o desempenho do setor em relação ao mês anterior, janeiro, a Paraíba detém a maior alta do país, de 5,7%. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado, o estado registra alta de 19,6%, também o maior do país.

Segundo o IBGE, a última vez que o varejo registrou dois meses consecutivos de alta foi em setembro de 2022 (0,5% em agosto e 0,7% em setembro). Com isso, a série histórica do índice da base fixa do indicador de volume da margem atinge o máximo da série histórica, superando em 0,5% o nível recorde anterior (outubro de 2020).