análise

Opinião: pesquisa em João Pessoa mostra que avaliação de gestão não tem segredo

Por Maurílio Júnior

A pesquisa do Instituto Opinião, divulgada ontem por Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio, mostra sinais de recuperação na avaliação do prefeito Cícero Lucena (PP) em João Pessoa.

Depois de um primeiro semestre conturbado, marcado pela criticada proposta de alargamento nas praias da capital, Cícero termina 2023 melhor que começou. É um fato.

A sua gestão é aprovada por 58,7% dos eleitores da capital paraibana. Ainda de acordo com os números, 33,4% dos entrevistados reprovam a atual gestão pessoense e 7,9% não souberam avaliar ou não quiseram responder ao questionamento.

A recuperação de Cícero está diretamente ligada a resultados que a gestão começou a apresentar, especialmente na pavimentação de ruas, desde os bairros mais periféricos aos mais nobres. Outro ponto importante é a recuperação do Hospital Trauminha de Mangabeira.

Além disso, o prefeito mexeu com a autoestima do pessoense, com uma bonita iluminação de Natal, diferente de 2022 quando a cidade ficou às escuras.

Cícero terá em 2024 o desafio de viajar menos e está mais próximo dos problemas reais da cidade. A questão do transporte público, com baixa qualidade e tarifa alta, apesar dos novos veículos entregues recentemente, é algo a ser enfrentado. Uma nova majoração no preço da passagem no início do ano pode custar caro ao seu projeto de reeleição.

Os números da pesquisa de um instituto respeitado no Nordeste, como é o Opinião, mostra que a avaliação de gestão não tem segredo. A população quer resultado.