O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega serão nomeadas para os cargos de reitora e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente. A posse das eleitas está prevista para novembro de 2024.
Durante a entrevista à Rede Mais/Rádio POP, nesta sexta-feira (30/8), Lula reafirmou seu compromisso com o processo eleitoral universitário e detalhou sua abordagem para as nomeações de cargos acadêmicos.
“Eu sigo o critério do mais votado, a não ser que a pessoa que ganhou tenha cometido um crime, um delito. Eu sempre vou indicar o primeiro da lista. A professora Terezinha pode ter certeza de que será indicada”, garantiu o presidente.
Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), a nomeação para cargos de reitoria em instituições federais frequentemente gerou controvérsias, com exemplos notáveis como a nomeação de Valdiney Gouveia para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba, apesar de ter ficado em terceiro lugar na lista tríplice de candidatos.