No apagar das luzes, CCJ aprova revisão do Plano Diretor de João Pessoa e texto vai a plenário na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de João Pessoa aprovou agora pouco o relatório da Comissão multidisciplinar da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para subsidiar a atualização do Plano Diretor da Capital paraibana. Com isso, o texto pode ser votado ainda hoje no Plenário, no apagar das luzes de 2023. A decisão cabe agora ao presidente da Casa, Dinho (Avante).

No relatório, a Comissão retira o artigo que coíbe o uso especulativo dos imóveis urbanos para assegurar o cumprimento da função social da propriedade. A Comissão também decidiu retirar a participação popular do Conselho de Desenvolvimento, que trata da emissão de pareceres e resoluções e julgar questões omissas referentes à matéria urbanística.

O texto também exclui os setores de amenização ambiental, que têm como objetivo “controlar o desmatamento, a erosão, o desmoronamento de barreiras, a redução do impacto das construções verticais e seu sombreamento”, abrindo caminho para construção civil.

O relatório da Comissão é assinado pelos vereadores Damásio Franca Neto (PP) e Bruno Farias (Cidadania), além do procurador da CMJP Rodrigo Farias, o arquiteto e urbanista Sérgio Ricardo Germano de Figueiredo. O vereador Marcos Henrique, que participa da comissão, não assinou.

O atual Plano Diretor da capital foi criado na década de 1990, na gestão do então prefeito Chico Franca. Passou por uma revisão em 2009, e precisaria de uma outra após dez anos, o que não aconteceu.

Confusão do lado de fora 

É tenso o clima na manhã desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de João Pessoa. Populares acusam a segurança da Casa de não deixá-los entrar para acompanhar a sessão que pode marcar a votação da revisão do plano diretor, que altera regras ambientais e sociais na Capital.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Instituto assume gestão da UPA de Bayeux e empresa anuncia mudanças na unidade

Instituto assume gestão da UPA de Bayeux e empresa anuncia mudanças na unidade

O Instituto Nacional de Gestão em Saúde (INGDS), organização social em atuação

Próximo
Microfone vaza diálogo de vereadores antes de votação do Plano Diretor de João Pessoa

Microfone vaza diálogo de vereadores antes de votação do Plano Diretor de João Pessoa

Um diálogo entre o vereador Millanez Neto e outro parlamentar não identificado

Você também pode gostar