Sancionada lei que proíbe que entregadores sejam obrigados a subir até apartamentos na Paraíba

Foi sancionada nesta terça-feira (05/12) no Diário Oficial do Estado (DOE) uma lei que proíbe que o consumidor exija ao entregador que o mesmo suba até a porta do apartamento, entrando nos espaços de uso comum do edifício, devendo a encomenda, caso já esteja paga, ser entregue na portaria. A autoria da propositura é do deputado estadual Wilson Filho.

A lei foi construída com base numa solicitação feita pelo Conselho Municipal dos Entregadores de João Pessoa (CME-JP) ao gabinete do parlamentar. “Recebi uma comissão de entregadores no início do mês de novembro, liderada pelo presidente do Conselho da categoria, Léo Martins, e os presentes me relataram que vinham sofrendo com uma série de práticas abusivas quando precisavam subir até o apartamento para realizar as entregas, principalmente as entregadoras mulheres. A lei acaba resguardando também os condôminos, que terão sua privacidade resguardada dentro das áreas comuns do edifício”, explicou o parlamentar.

A lei também estabelece que os consumidores que desejarem que o entregador compareça até a porta, deverão fazer essa solicitação mediante pagamento de gorjeta e, somente se o entregador aceitar, ele estará obrigado a subir. Em caso dos consumidores com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, poderá ainda o entregador optar se adentra ou não até o apartamento para entregar o produto, e em caso negativo, deverá o condomínio providenciar funcionário próprio para realizar a referida entrega.

As plataformas de delivery vão notificar, de maneira fixa e explicitamente pelo aplicativo, sobre a não exigência de subida por parte dos entregadores, com o intuito de orientar e esclarecer aos consumidores sobre as novas medidas.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Campina: placa com nome de Romero é retirada de centro que trata crianças com microcefalia

Campina: placa com nome de Romero é retirada de centro que trata crianças com microcefalia

Aliados do deputado federal Romero Rodrigues foram surpreendidos nessa

Próximo
AESA apresenta relatório anual de recursos hídricos durante sessão na ALPB

AESA apresenta relatório anual de recursos hídricos durante sessão na ALPB

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente realizou sessão especial,

Você também pode gostar