PL das Fake News: Moraes autoriza inquérito contra Google e Telegram

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e abriu um inquérito para investigar diretores no Brasil do Google e do Telegram. O motivo é a suspeita de uma ‘campanha abusiva’ contra o projeto de lei conhecido como PL das Fake News.
COMPARTILHE:

(O Globo) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e abriu um inquérito para investigar diretores no Brasil do Google e do Telegram. O motivo é a suspeita de uma ‘campanha abusiva’ contra o projeto de lei conhecido como PL das Fake News.

O pedido da PGR se baseou em uma notícia-crime enviada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apontou “contundente e abusiva ação” das plataformas contra o projeto, que institui medidas para o combate à desinformação e regras para a atividade das empresas de tecnologia no país.

O inquérito será conduzido pela Polícia Federal (PF). Uma das diligências será o depoimento de diretores e “demais responsáveis” de Google e Telegram “que que tenham participado da campanha abusiva”.

À PGR, Lira apontou que as empresas atuam para resguardar interesses econômicos e “têm lançado mão de toda sorte de artifícios em uma sórdida campanha de desinformação, manipulação e intimidação, aproveitando-se de sua posição hegemônica no mercado”. Ele destaca que as plataformas podem ter cometido crimes contra as instituições democráticas, contra a ordem consumerista e crimes contra a economia e as relações de consumo.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
PMCG emite nota sobre medida relacionada a cachaças artesanais no Parque do Povo

PMCG emite nota sobre medida relacionada a cachaças artesanais no Parque do Povo

A Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) de Campina Grande emitiu nota na

Próximo
Bolsonaro vai processar Lula por fala sobre mortes na pandemia

Bolsonaro vai processar Lula por fala sobre mortes na pandemia

Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (12

Você também pode gostar