PMJP aponta conformidade no projeto de construção de edifício na praia do Bessa

Empresário da Construção Civil José William é o secretário de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa (Foto: Divulgação / Reprodução/ Delta)

A Prefeitura de João Pessoa emitiu nota nesta quarta-feira (01/03) sobre a situação do Edifício Avoante, da construtora Delta, que está sendo construído praticamente dentro do mar na praia do Bessa.

As Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento do Município afirmam que o projeto executado pela construtora Delta está respaldado por Licença Ambiental expedida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente, a Sudema.

A nota também diz que o muro de contenção anterior já apresentava pontos de ruptura, corrosão em arames e desmoronamento de pedras e afirma que “a obra de construção do edifício “Avoante” tem licenciamentos independentes da obra de contenção.”

A PMJP ainda fala que o empreendimento foi vistoriado na última segunda-feira (27/02), pela equipe de fiscalização da Diretoria de Controle Urbano/SEPLAN “que constatou, na ocasião, a conformidade com o projeto licenciado.”

Veja a nota completa

A propósito de questionamentos sobre a obra de contenção de avanço do mar e erosão costeira em empreendimento no bairro do Bessa, nesta Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem a público, esclarecer que:

1- O projeto executado pela construtora Delta está respaldado por Licença Ambiental expedida pela SUDEMA, sob nº 961/2022. E substitui contenção anterior que já apresentava pontos de ruptura, corrosão em arames e desmoronamento de pedras.

2- A obra de construção do edifício “Avoante” tem licenciamentos independentes da obra de contenção. O prédio foi vistoriado no último dia 27/02/2023, pela equipe de fiscalização da Diretoria de Controle Urbano/SEPLAN que constatou, na ocasião, a conformidade com o projeto licenciado.

João Pessoa, 01 de Março de 2023

Secretaria de Meio Ambiente do Municipio (SEMAM)
Secretaria de Planejamento do Município (SEPLAN|)

O que diz a Sudema?

O @blogmauriliojunior tentou contato com a Sudema, mas ainda não obteve retorno. Assim que tivermos uma resposta, publicaremos.

O que diz a Delta?

Após a enxurrada de críticas de ambientalistas e banhistas de João Pessoa, a Delta informou que “tal execução foi legalizada/autorizada pelos órgãos competentes: Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da SEMAM; Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba; Governo do Estado da Paraíba, através da SUDEMA; CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba; Alvará de construção do empreendimento, através da Prefeitura Municipal de João Pessoa; Licença de instalação do empreendimento, através da SUDEMA.”

MPF vai apurar danos ambientais

O Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB) vai apurar supostos danos ambientais na construção do Edifício Avoante, da construtora Delta. O MPF informou que recebeu uma representação sobre o caso e a notícia de fato está seguindo os trâmites formais para ser distribuída a um gabinete a fim de ser investigada.

Secretário diz que não vê impacto

Na terça-feira (28/02), em entrevista ao @blogmauriliojunior, Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, disse que não vê impactos ambientais na construção do Edifício Avoante. O secretário atribuiu as críticas pelas críticas “e pelo momento” e disse que irá se limitar a informações técnicas do ponto de vista, segundo ele, ambientais.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Vereador mostra trator na praia do Bessa para construção de edifício no mar de João Pessoa

Vereador mostra trator na praia do Bessa para construção de edifício no mar de João Pessoa

O vereador de João Pessoa Júnio Leandro (PDT) levou o caso da construção do

Próximo
Em Brasília, Bruno evita entrar no gabinete de Daniella e manda aliados

Em Brasília, Bruno evita entrar no gabinete de Daniella e manda aliados

Peregrinando em Brasília por recursos para construção de um hospital

Você também pode gostar