Desembargador paraibano critica deputados que assinaram CPI golpista

Desembargador José Ricardo Porto. Foto: Divulgação

O desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), criticou a articulação dos deputados federais para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposto abuso de autoridade do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Zeca Porto, como é conhecido, rechaçou a tese propagada por alguns deputados de que não existem meios de se combater eventuais excessos do Judiciário e considerou a movimentação uma tentativa de intimidação entre os poderes.

“Para toda e qualquer contestação, no tocante a decisões judiciais, existem mecanismos processuais tanto na Constituição quanto no Código de Processo Civil brasileiro. Ninguém está acima da lei. É a cláusula petrea da Constituição brasileira. Buscar comissão parlamentar de inquérito objetivando apurar supostos excessos de membro do judiciário brasileiro é um bradante equívoco, que tem o escopo de intimidação entre poderes”, lamentou.

Embora o deputado que propôs a CPI, Marcel van Hattem (Novo-RS), e os que subscreveram a proposta neguem o caráter político dela, a comissão é vista como uma retaliação ao ministro Alexandre de Moraes por sua atuação no processo eleitoral que culminou com a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi assinada em peso por deputados bolsonaristas que pregam, dentre vários atos antidemocráticos, a anulação da votação que deu vitória a Lula para comandar os rumos da nação a partir de 2023.

“Os incomodados buscam argumentos antidemocráticos e golpistas tentando colocar a Constituição do Brasil em posição subalterna. Viva a democracia”, concluiu Porto.

Entre os 12 deputados paraibanos, a CPI foi assinada por Efraim Filho (União Brasil), Pedro Cunha Lima (PSDB), Ruy Carneiro (PSC) e Wellington Roberto (PL).

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Por que Neymar inspira tanta antipatia no país que já teve outros craques polêmicos?

Por que Neymar inspira tanta antipatia no país que já teve outros craques polêmicos?

Nas últimas 24 horas, o assunto na internet foi um só: Neymar

Próximo
Compare a árvore de Romero com a do Natal de Bruno, orçado em R$ 7.7 milhões

Compare a árvore de Romero com a do Natal de Bruno, orçado em R$ 7.7 milhões

O prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) deu início, nesta sexta-feira (25

Você também pode gostar