Justiça de Patos autoriza operação que investiga desvio de recursos em obras de combate à seca

A Polícia Federal cumpre neste momento cinco mandados de busca apreensão na Paraíba e um no Ceará no âmbito de uma operação que mira o desvio de recursos públicos em obras para combater a seca.

A 14ª Vara Federal de Patos autorizou o cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Paulista e Pombal, na Paraíba, além de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Foram realizadas fiscalizações em relação às obras de açudes e barragens nos municípios de Aguiar, Brejo do Cruz, Emas, Gado Bravo, Ingá, Itaporanga, Pedra Branca, Riachão do Bacamarte, Santana de Mangueira, São Bento e São José de Caiana, assim como realizados levantamentos de dados em relação a obras dos municípios de Aguiar, Alcantil, Bananeiras, Monteiro, Parari e Serra Grande.

Segundo a CGU, as obras investigadas totalizam, aproximadamente, R$ 79 milhões, tendo sido constatados indícios de sobrepreço e superfaturamento nos montantes de R$ 13,3 milhões e 8,2 milhões, respectivamente.

Os fatos investigados giram em torno de que, em todas as obras, empresas de fachada venciam as licitações fraudadas e, por meio do pagamento de suborno a agentes públicos, executavam construção de açudes públicos que continham grandes percentuais de desvios de recursos públicos.

A organização criminosa possuía um fato distintivo pois desempenhava, concomitantemente, as funções de construtores e fiscais das obras, possibilitando o desvio do erário.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
3ª via tem opção para todos os gostos

3ª via tem opção para todos os gostos

A terceira via tem opção para todos os gostos

Próximo
Justiça manda afastar servidor do governo federal em operação que mira desvio em obras contra seca na Paraíba

Justiça manda afastar servidor do governo federal em operação que mira desvio em obras contra seca na Paraíba

A operação deflagrada na manhã de hoje na Paraíba para aprofundar investigações

Você também pode gostar