Adriano Galdino tenta agenda com ministro da Agricultura para tratar de seguro safra na PB

Ministério excluiu 65 municípios paraibanos por não reconhecer perdas agrícolas
COMPARTILHE:
Presidente da ALPB Adriano Galdino em encontro com prefeitos em Brasília

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (21) que aguarda a confirmação de uma audiência com o ministro da Agricultura, Paulo Teixeira, para discutir a situação de 65 municípios paraibanos que foram excluídos do pagamento do Seguro Safra 2024.

Segundo Galdino, a reunião estava inicialmente prevista para hoje, mas foi adiada devido à agenda internacional do ministro. A expectativa é que o encontro ocorra nesta quinta-feira (22), em Brasília. Caso a audiência seja confirmada, o presidente da ALPB informou que vai adiar o voo que tinha marcado para a tarde retornando a Paraíba.

“Considero essa pauta de extrema importância. São mais de 60 mil famílias afetadas com o corte. Vamos sensibilizar o ministro para rever os casos dos municípios que ficaram de fora”, declarou.

Ao todo, 175 municípios paraibanos aderiram ao programa Garantia Safra 2024, que envolve cooperação entre governos municipais e o governo federal, com repasse direto de recursos a agricultores cadastrados. O programa exige a comprovação de perdas agrícolas em razão da estiagem ou excesso de chuvas.

Após análise técnica, o Ministério do Desenvolvimento Agrário reconheceu perdas em 108 municípios, que foram aprovados para receber o benefício. Os demais 65 municípios foram desconsiderados por não apresentarem, segundo os critérios do governo federal, perdas significativas.

No entanto, há contestação de prefeitos e lideranças locais que alegam que os critérios de análise, como o uso de dados pluviométricos regionais, não refletem a realidade de muitas comunidades rurais afetadas por irregularidades no regime de chuvas.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
“A gente é municipalista na prática”, diz Efraim ao citar projetos autorais na festa dos 30 anos da Famup em Brasília

“A gente é municipalista na prática”, diz Efraim ao citar projetos autorais na festa dos 30 anos da Famup em Brasília

“O testemunho vale mais do que a promessa”

Próximo
Michelle Bolsonaro pediu saída de Wajngarten do PL após troca de mensagens sobre 2026

Michelle Bolsonaro pediu saída de Wajngarten do PL após troca de mensagens sobre 2026

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro solicitou a saída de Fábio Wajngarten,

Você também pode gostar