Governo Lula anuncia estudo para distribuir materiais a pessoas com autismo pelo SUS

Proposta prevê inclusão de itens como abafadores auditivos e coletes sensoriais na rede pública de saúde
COMPARTILHE:
Deputado Ruy Carneiro ao lado do ministro Padilha e do presidente Lula durante agenda na China

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o deputado federal Ruy Carneiro revelaram nesta quinta-feira (15) que o Governo Federal está avançando na análise da iniciativa proposta pelo parlamentar para oferecer a distribuição gratuita de materiais especiais para pessoas com autismo pelo Sistema Único de Saúde. A informação foi confirmada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante viagem à China.

Segundo o Ministro, a partir de agora, a comissão que define a incorporação de itens incluídos no rol do SUS já passa a fazer o estudo de viabilidade para garantir que abafadores auditivos, colete sensorial e pasta de comunicação alternativa sejam distribuídos como parte das ações de assistência a pessoas com deficiência.

“Parabéns, deputado Ruy Carneiro. Tratamos esse assunto e já vamos encaminhar direto para uma comissão, que por lei, define a incorporação de itens do SUS, aqueles que o SUS pode garantir e comprar. Vamos encaminhar essa solicitação para análise dessa comissão, que é formada por representantes do governo, da sociedade e por especialistas”, detalhou Padilha.

A proposta apresentada por Ruy, que também já tramita em formato de Projeto de Lei no Congresso Nacional, defende que o custo dos materiais não é alto e o impacto positivo deles na rotina das famílias de pessoas com TEA é extremamente positivo.

“O colete sensorial, a pasta de comunicação alternativa e o abafador auditivo têm transformado a vida de milhares de pessoas com TEA que conseguem ter acesso de forma particular. Nossa luta é garantir que esse direito seja ampliado para todas as famílias brasileiras que convivem diariamente com o transtorno do espectro autista, principalmente aquelas de baixa renda. Tivemos uma reunião importante com o presidente Lula e com o ministro Padilha sobre essa questão, para possibilitar que SUS possa fornecer e distribuir os materiais especiais”, destacou o deputado.

Na oportunidade, Padilha ainda reforçou a prioridade que o Ministério da Saúde e o Governo Federal tem dado ao tema, inclusive com uma novidade recente inserida na nova Caderneta de Saúde da Criança, lançada recentemente de forma digital.

“Todo pai, toda mãe, professores e as famílias podem ver que a carteira tem ali uma ala direcionando como fazer o roteiro do diagnóstico, de uma suspeita do transtorno do espectro autista. O diagnóstico precoce é muito importante nesses casos para poder potencializar essa criança, cuidar dessa criança, disponibilizar os espaços adequados na escola, na saúde, nos equipamentos públicos”, finalizou o Ministro.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
PGR rejeita pedido contra nomeação de Alanna Galdino para o TCE-PB

PGR rejeita pedido contra nomeação de Alanna Galdino para o TCE-PB

PGR entende que modelo federal de escolha do TCU não se aplica de forma

Próximo
Câmara de Campina Grande vai instalar detector de metais após quase tragédia em João Pessoa

Câmara de Campina Grande vai instalar detector de metais após quase tragédia em João Pessoa

Saulo Germano anuncia medida preventiva para evitar episódios semelhantes

Você também pode gostar