A temperatura voltou a subir entre os apresentadores Lázaro Farias e Fábio Araújo durante a edição desta quarta-feira (14) do programa Correio Debate, da Rádio Correio FM. O novo embate ocorreu após divergências sobre a participação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, na reunião entre o presidente Lula (PT) e o presidente da China, Xi Jinping.
Durante o encontro oficial, Lula revelou que Janja pediu a palavra para manifestar preocupação com a atuação de plataformas digitais em relação à violência contra mulheres e crianças. A primeira-dama tem defendido publicamente a regulamentação das redes sociais.
O posicionamento gerou debate entre os apresentadores. Lázaro criticou a participação de Janja no encontro bilateral, enquanto Fábio saiu em defesa do protagonismo feminino:
“A primeira-dama estava num local importante e, como mulher, tinha direito de fala. O que acontece no Brasil hoje é que, numa sociedade patriarcal, muitas vezes a mulher é calada pelo homem. Lula quis chamar atenção para isso”, argumentou Fábio Araújo.
Lázaro, então, respondeu:
“Essa é a sua leitura e eu respeito, mas não concordo.”
Fábio insistiu: “Você acha que a mulher tem que ficar calada?”
Foi o suficiente para que Lázaro reagisse com veemência:
“Não, Fábio, por favor. Vamos travar um debate em outro nível. Não traga esse jogo baixo e sujo de tentar me colocar contra camadas da sociedade. Você tem esse costume. Eu não admito isso. Sou filho de uma mulher, você quer partir para galera”.
O bate-boca ocorreu com a presença da diretora do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro, que acompanhava a transmissão na bancada.
Não é a primeira vez que os dois se desentendem ao vivo. Em dezembro de 2024, um embate entre eles sobre a alta do dólar também terminou em tom ríspido, quando Lázaro afirmou que a saída de Fábio do programa não faria diferença — e reafirmou ser o líder do Correio Debate.