Escala 6×1: FIEPB vê riscos de mudanças na jornada de trabalho e defende 44h semanais

Cassiano entregou ao deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da oposição, uma cartilha elaborada pela Confederação Nacional da Indústria
COMPARTILHE:

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, esteve em Brasília nesta semana para apresentar, aos parlamentares da Câmara dos Deputados, o posicionamento do setor industrial sobre a proposta de mudança na jornada de trabalho. O alerta foi direcionado especialmente à PEC que trata da possível extinção da escala 6×1 e da redução do limite de 44 horas semanais.

A PEC que visa o fim da escala 6×1 (PEC 8/2025, apensada à PEC 221/2019) propõe reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 horas para 36 horas. A proposta estabelece um limite máximo de 4 dias de trabalho por semana (4×3 ou 4×2, com dois dias de descanso garantidos), sem redução salarial.

Durante a visita, Cassiano entregou ao deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da oposição, uma cartilha elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com análises técnicas sobre o tema. O documento destaca que a manutenção do limite legal de 44 horas semanais é essencial para a estabilidade do setor produtivo brasileiro e que alterações na legislação podem comprometer a competitividade da indústria.

Segundo Cassiano, o objetivo da agenda é contribuir com o debate legislativo e reforçar a necessidade de diálogo. “Estamos promovendo uma sensibilização junto à bancada federal da Paraíba, reforçando o trabalho que a CNI já vem desenvolvendo no Congresso Nacional, para alertar sobre os riscos que a extinção dessa escala pode gerar para a indústria e para o ambiente econômico do país”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente da FIEPB, qualquer eventual mudança na legislação trabalhista deve ser construída com responsabilidade técnica e social. “Defendemos um modelo que preserve a produtividade, a previsibilidade e a sustentabilidade das empresas, sem abrir mão dos direitos dos trabalhadores”, completou.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Lucas Ribeiro e Eduardo Carneiro prestigiam os 40 anos das Muriçocas do Miramar

Lucas Ribeiro e Eduardo Carneiro prestigiam os 40 anos das Muriçocas do Miramar

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o deputado estadual Eduardo Carneiro

Próximo
Vereador diz que não foi levado à delegacia e secretário promete processá-lo após confusão no Hospital Pet

Vereador diz que não foi levado à delegacia e secretário promete processá-lo após confusão no Hospital Pet

Welison Silveira afirma que vereador estava alterado e comprometeu atendimento

Você também pode gostar