A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SESI Museu Digital, inaugura nesta terça-feira (10), em Campina Grande, a segunda edição da exposição “Carnavalense: tradição e resistência”. A mostra busca valorizar e preservar a memória do carnaval da cidade, reconhecendo-o como expressão de resistência cultural e identidade coletiva.
Com visitação gratuita, a exposição presta homenagem a blocos e escolas de samba tradicionais, como a Bambas do Ritmo – única ainda em atividade na cidade – e o Bloco Zé Pereira, conhecido por sua irreverência e ocupação cultural dos espaços públicos.
O acervo conta com fantasias, adereços e fotografias históricas, além de recursos interativos, como jogos sobre o carnaval e um karaokê com marchinhas tradicionais, proporcionando uma experiência imersiva ao visitante.
A cerimônia de abertura acontece às 10h e incluirá a entrega de quatro comendas em reconhecimento a figuras e entidades que mantêm viva a tradição carnavalesca em Campina Grande. Serão homenageadas as escolas de samba Bambas do Ritmo e Unidos da Liberdade, o fundador do bloco Zé Pereira, Antônio Hamilton Fechine, e, in memoriam, o jornalista Astrogildo Pereira, falecido em 2 de fevereiro, que chegou a participar da montagem da exposição com um depoimento.
A mostra “Carnavalense: tradição e resistência” estará aberta ao público até o dia 8 de março. O SESI Museu Digital funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3099-0482 e (83) 98115-4894 (WhatsApp).