Estudante da rede estadual conquista 1º lugar em Medicina na UFCG em cotas quilombolas

Rian Sousa Costa, de 17 anos, concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, no município de Serra Branca
COMPARTILHE:
Rian Sousa Costa, aprovado em 1º lugar em Medicina na UFCG

Um estudante da rede estadual de ensino da Paraíba conquistou o 1º lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dentro das cotas destinadas a alunos Quilombolas. Rian Sousa Costa, de 17 anos, concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, no município de Serra Branca, no Cariri paraibano.

Ao longo dos anos, Rian acumulou premiações educacionais, incluindo o título de melhor aluno do ano na 5ª Gerência Regional de Educação (GRE). Ele sempre estudou em escolas públicas.

O estudante destacou a rotina de dedicação como fator decisivo para o resultado. “Minha rotina foi construída com muita disciplina e foco. Pela manhã eu participava das aulas na escola, à tarde eu estudava em casa, revisava conteúdos e ia adiantando materiais. Voltando à escola, eu tirava minhas dúvidas com os professores e pude aproveitar cada oportunidade de aprendizado”, afirmou.

Rian também atribuiu o resultado aos programas educacionais oferecidos pela rede estadual e aproveitou para reforçar a importância do ensino público.

“Participei de projetos como o intercâmbio do Conexão Mundo, fui para a Inglaterra em 2024, também participei do Desafio Nota 1000, fui Rede, Se Liga no Enem… tudo isso fortaleceu muito minha preparação. O apoio da família e dos professores foi essencial. E quero deixar um recado: a educação pública da Paraíba funciona”, concluiu.

⚠️ Errata: a informação inicial de que Rian Sousa havia conquistado o 1º lugar no curso de Medicina da UFCG foi corrigida. O estudante alcançou o 1º lugar dentro das cotas para alunos Quilombolas. A correção foi feita para garantir a precisão das informações e o reconhecimento adequado da política de ações afirmativas.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Justiça manda intimar Alliance com urgência por descumprir decisão e manter obras em Camboinha

Justiça manda intimar Alliance com urgência por descumprir decisão e manter obras em Camboinha

Na nova decisão, a juíza também fixou multa diária de R$ 20 mil para o caso de

Você também pode gostar