A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou nota nesta quinta-feira (29) confirmando que sofreu um corte efetivo de R$ 14,3 milhões no orçamento de 2026. O bloqueio foi determinado pelo Governo Lula (PT), e já foi concretizado no final de janeiro.
Segundo a UFPB, “embora o bloqueio orçamentário tenha ocorrido em um contexto nacional, a UFPB foi a única universidade federal do país a ter o orçamento efetivamente reduzido, com cancelamento concreto de recursos já previstos para o exercício de 2026”.
De acordo com a nota, o corte afeta diretamente recursos essenciais ao funcionamento da instituição, como manutenção de prédios e salas, custeio de bolsas e auxílios, laboratórios, bibliotecas e atividades acadêmicas.
“A situação é ainda mais preocupante porque a UFPB atende o maior número absoluto de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica do país”, diz o texto.
A reitoria afirmou que já adotou medidas institucionais e cobrou explicações do Governo Federal. “Solicitamos esclarecimentos formais aos órgãos competentes e reivindicamos a recomposição integral dos R$ 14,3 milhões retirados do orçamento da Universidade”.
A instituição alertou que cortes sucessivos fragilizam políticas públicas e ameaçam o direito à educação. “A continuidade de cortes orçamentários compromete o funcionamento da Universidade, fragiliza políticas públicas essenciais e ameaça o direito à educação de milhares de estudantes”, concluiu