O futebol feminino passa a ter acesso aos recursos do Programa Paraíba Esporte Total, após a sanção de uma nova lei de autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo. A medida altera a legislação de 2020 que instituiu o programa de incentivo ao esporte no estado e garante a inclusão de clubes e entidades que desenvolvem a modalidade feminina.
Durante reunião com dirigentes esportivos, Cartaxo destacou o avanço representado pela iniciativa. “Fico muito feliz em ter mais uma lei sancionada em prol do desenvolvimento do esporte feminino. Essa nova lei corrige uma injustiça histórica”, afirmou o deputado. Ele ressaltou ainda que o futebol feminino “cresce, conquista espaço, público e resultados, e precisava de uma política pública à altura desse avanço”.
A presidente do Fluminense da Paraíba, Marineide Carvalho, comemorou a inclusão da modalidade. “Nós que fazemos o futebol feminino não tínhamos ajuda pública e contávamos apenas com o apoio da Federação Paraibana. Com essa lei, esperamos conseguir mais incentivo para fortalecer ainda mais o nosso esporte”, disse.
Representando a Federação Paraibana de Futebol, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Arthur Alves, também elogiou a medida. “Luciano Cartaxo é um deputado que não desiste das lutas. Já havíamos comemorado a lei que garante igualdade entre árbitros e árbitras; agora, ficamos ainda mais felizes com a lei que assegura incentivo ao esporte feminino”.