A Prefeitura de João Pessoa realiza, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), o pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de janeiro. O cronograma inclui o reajuste salarial de 8% para os Guardas Civis Metropolitanos e a implantação do novo valor do salário mínimo.
De acordo com as secretarias de Administração (Sead) e de Finanças (Sefin), os vencimentos serão pagos dentro do mês trabalhado, prática mantida desde janeiro de 2021. No primeiro dia do calendário, recebem os aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência do Município (IPM). Já na sexta-feira, o pagamento será feito aos servidores da ativa, incluindo efetivos, comissionados e prestadores de serviço.
No último dia 19, o prefeito Cícero Lucena (MDB) anunciou o reajuste de mais de 8% no salário dos guardas civis da Capital. A medida integra um conjunto de ações voltadas à valorização da categoria, que atua na segurança pública municipal.
O secretário de Administração, Valdo Alves, explicou que o aumento considera a equiparação do vencimento base ao salário mínimo e o impacto nas progressões funcionais da carreira: “Hoje, a Prefeitura equiparou individualmente cada servidor. Se o guarda está na quinta categoria, ele vai receber os 100% igual ao seu vencimento, e não ao salário mínimo.”
De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, nos últimos anos, a Guarda Civil Metropolitana recebeu novos fardamentos, equipamentos, armamentos e reforço na frota. A instituição, que contava com cinco viaturas em 2021, passou a operar com mais de 50.