Sousa terá Hospital da Mulher com 100 leitos e estrutura para alto risco

Sousa vai receber o novo Hospital da Mulher do Sertão, unidade que será referência no atendimento materno-infantil para toda a região. A ordem de serviço para a construção foi assinada nesta quarta-feira (21), em João Pessoa, pelo governador João Azevêdo, com investimento superior a R$ 103 milhões e previsão de entrega para 2027. A estrutura beneficiará diretamente os municípios da 3ª macrorregião de saúde, alcançando uma população de mais de 470 mil pessoas.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, a obra será a 44ª conduzida atualmente pela pasta e atenderá gestantes de risco habitual e alto risco de cidades como Sousa, Cajazeiras, Pombal e Catolé do Rocha. A unidade terá 8.200m², até 100 leitos e serviços de urgência e emergência obstétrica e ginecológica, além de terapia intensiva e atendimento ambulatorial 24h.

A solenidade contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, que destacou a importância da unidade dentro do programa Agora Tem Especialistas, voltado à expansão de atendimentos especializados pelo SUS. Segundo ele, a iniciativa visa reduzir filas e garantir acesso a consultas, exames e cirurgias.

A estrutura do hospital segue o modelo referencial do Ministério da Saúde, incluindo salas lilás, recepção com privacidade, suítes para pré-parto, parto e pós-parto, centros de parto normal com banheira e espaços para acolhimento de mulheres vítimas de violência. O projeto prevê ainda a realização do primeiro atendimento ao recém-nascido no mesmo ambiente do parto, respeitando o vínculo entre mãe e filho.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Jane Panta defende mais mulheres na ALPB para enfrentar feminicídios na Paraíba

Jane Panta defende mais mulheres na ALPB para enfrentar feminicídios na Paraíba

Deputada do PP critica baixa representatividade feminina na ALPB e defende

Próximo
Lindolfo Pires: Hospital da Mulher de Sousa é sonho que ganha forma no Sertão

Lindolfo Pires: Hospital da Mulher de Sousa é sonho que ganha forma no Sertão

Unidade terá 100 leitos e estrutura de média e alta complexidade para

Você também pode gostar