Objeto de muita reclamação no início desta temporada, o gramado foi o grande aliado do Botafogo-PB em sua primeira vitória em 2026.
Depois de estrear com um empate diante do Esporte de Patos, no estádio Frasqueirão, em Natal, onde saiu reclamando do gramado, após ter tirado o jogo do Almeidão, em João Pessoa, por também considerar que o campo não está à altura da equipe, o Belo venceu o Confiança de Sapé por 1 a 0 na segunda rodada do Paraibano.
O jogo foi disputado na Toca do Papão, em Sapé, em um gramado bastante castigado, mas foi justamente do terreno irregular que saiu o único gol da partida, após um chute do volante Jonathan Varela.
O arremate de fora da área contou com a ajuda de um dos muitos buracos do piso, que fez a bola ganhar altura e vencer o goleiro adversário.
Além do gramado, o time da capital também foi beneficiado pela expulsão contestada do volante Sapé, do Confiança, ainda aos 20 minutos da primeira etapa.
Apesar da vitória, o Botafogo-PB fez uma partida abaixo do esperado, sofreu pressão do time da casa, mas conseguiu segurar o resultado e garantir os três pontos. Agora, volta ao Almeidão no sábado para encarar seu algoz nas últimas decisões do Paraibano, o Sousa.