Juíza anula recondução de presidente da Câmara de Patos e determina nova eleição

Decisão determina nova eleição em 10 dias
COMPARTILHE:

A juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 4ª Vara da Comarca de Patos, determinou nesta terça-feira (20/1) a suspensão dos efeitos da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, realizada em 1º de janeiro do ano passado. A magistrada entendeu que a recondução da vereadora Valtide Paulino dos Santos ao cargo de presidente para o biênio 2025/2026 viola o artigo 27 da Lei Orgânica do Município.

A decisão atende a pedido de tutela de urgência em ação movida pelo vereador David Carneiro Maia, que questionou a legalidade da eleição por configurar o quarto mandato consecutivo de Valtide na presidência da Casa Legislativa. A norma municipal proíbe expressamente a reeleição para o mesmo cargo da Mesa.

Segundo a decisão, o vereador José Ítalo Gomes Cândido, 1º vice-presidente da chapa anulada, deve assumir interinamente a presidência da Câmara no prazo de 24 horas, com a obrigação de convocar nova eleição para a Mesa Diretora em até dez dias. A magistrada fixou multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Além da suspensão dos efeitos da eleição, a juíza também determinou o afastamento cautelar de todos os membros da Mesa eleita e ressaltou que o caso fere os princípios constitucionais da alternância de poder e da legalidade. A decisão foi baseada em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que veda reeleições sucessivas ilimitadas para cargos de direção nos legislativos.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Câmeras da Smart City são quebradas novamente em João Pessoa em menos de 24 horas

Câmeras da Smart City são quebradas novamente em João Pessoa em menos de 24 horas

Câmeras fazem parte do sistema de monitoramento com reconhecimento facial

Próximo
Após rasgar sandálias, deputado paraibano diz que vai a pé até Brasília em apoio a Bolsonaro

Após rasgar sandálias, deputado paraibano diz que vai a pé até Brasília em apoio a Bolsonaro

O parlamentar paraibano aparece a pé por uma estrada e afirma que a caminhada é

Você também pode gostar