O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (16/01) os algoritmos das redes sociais e o alcance de influenciadores digitais que divulgam desinformação. Segundo ele, quem “fala bobagem” pode chegar a 20 milhões de seguidores, enquanto professores que “ensinam algo sério” não alcançam a mesma projeção.
“Eu não conheço um professor de matemática, de geografia, que ensina uma coisa séria, e que tenha quatro milhões de seguidores. Mas, se o cara estiver falando bobagem, pode ter até 20 milhões. O Bolsonaro tinha 30 milhões [de seguidores]”, disse Lula, durante evento em comemoração aos 90 anos da criação do salário-mínimo, no Rio de Janeiro.
Atualmente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está proibido de usar redes sociais por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, possui 27 milhões de seguidores no Instagram. Lula tem 14 milhões.
O presidente também alertou para a disseminação de notícias falsas nas eleições presidenciais deste ano e destacou a influência da inteligência artificial. “A mentira vencerá a verdade se a população não se atentar”, afirmou.
Lula ainda mencionou casos de uso indevido de IA com manipulação de imagens. “Vocês, mulheres, tomem cuidado com essa tal de inteligência artificial. Eles são capazes de tirar uma foto sua, sentada do jeito que você está aqui, e colocar você pelada [em edição] no celular. É isso que é a inteligência artificial”, disse.
“Então, se preparem, porque a podridão nem está começando na inteligência artificial”, completou.