Esgoto no mar: mais três empreendimentos são notificados em João Pessoa na operação Orla Limpa

Fiscalização ocorre após despejo de esgoto em praias no início de 2026
COMPARTILHE:
Despejo de esgoto na praia de Tambaú, em João Pessoa (Foto: Maurílio Júnior)

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou três empreendimentos no bairro de Tambaú, em João Pessoa, durante o terceiro dia da Operação Orla Limpa, nesta quarta-feira (14/01). A ação visa fiscalizar o correto funcionamento das ligações de esgoto e a manutenção das caixas de gordura em estabelecimentos comerciais da orla.

As operações foram intensificadas após episódios de despejo de esgoto registrados em praias da capital no primeiro fim de semana de 2026. O objetivo é prevenir novos danos ambientais e garantir o cumprimento das normas sanitárias e urbanísticas. A operação também conta com a participação da A Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Foram notificados o Peres Lava Jato, multado por ausência de licença ambiental e orientado a regularizar a caixa separadora de água e óleo; o Restaurante Tábua de Carne, por readequação da caixa de gordura e impermeabilização do poço da bomba de recalque; e a Pousada Tambaú Family, pela necessidade de ajustes na caixa de gordura. Todos os estabelecimentos têm 15 dias para se adequar.

Esta é a terceira fiscalização desde o início da operação, que já vistoriou bairros como Cabo Branco e Manaíra, notificando outros sete estabelecimentos. A ação é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba e reúne órgãos como a Cagepa, Semam, Semas, Seinfra e a própria Sudema. A próxima etapa está prevista para segunda-feira (19), novamente em Tambaú.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Construção civil contabiliza 10 mil pessoas em protesto contra anulação da LUOS em João Pessoa

Construção civil contabiliza 10 mil pessoas em protesto contra anulação da LUOS em João Pessoa

Setor alerta para risco de 16 mil demissões e paralisação de obras na capital

Você também pode gostar