O Açude Velho, em Campina Grande, amanheceu nesta segunda-feira (12) coberto por uma densa camada de peixes mortos. Milhares de animais apareceram boiando na superfície, em meio a um forte odor.
Segundo a Prefeitura, uma reunião emergencial foi convocada para hoje com técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e demais órgãos municipais. O objetivo é definir ações imediatas de mitigação.
De acordo com o engenheiro da Sesuma, Marcos Aurélio, em entrevista à TV Paraíba, a principal hipótese é o baixo nível de oxigênio dissolvido na água, que estaria abaixo dos parâmetros normais. Esse fator pode ter provocado a morte em massa dos peixes durante o fim de semana.
Entre as medidas emergenciais em discussão estão a transferência de peixes vivos para outros locais e a instalação de bombas ou aeradores para tentar restabelecer o equilíbrio do oxigênio na água.
Ainda segundo Marcos Aurélio, as ações visam conter o problema a curto prazo, mas outras soluções estruturais também devem ser debatidas na reunião desta segunda.