A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) divulgou nota nesta quarta-feira (7/1) alertando para o acúmulo de lixo em diferentes bairros de João Pessoa. O órgão afirma que o serviço de coleta domiciliar ocorre regularmente, mas que a principal causa dos pontos de acúmulo é o descarte de resíduos fora dos dias e horários estabelecidos.
De acordo com a Emlur, o problema tem sido recorrente e afeta diretamente a limpeza urbana, gerando mau cheiro, atração de animais e riscos à saúde pública.
“A população precisa compreender que o órgão público faz a sua parte na limpeza urbana, mas todos nós temos o dever de zelar pelos espaços públicos. Pedimos a colaboração de todos, porque essa atenção precisa ser integrada. Quando cada um faz a sua parte, a cidade ganha em qualidade de vida”, disse o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.
A orientação da autarquia é que os moradores acondicionem corretamente o lixo em sacos fechados e o coloquem na calçada somente no dia da coleta, preferencialmente pouco antes da passagem do caminhão.
Além da coleta regular, a Emlur também realizou nesta quarta-feira a remoção de podas e entulhos nos bairros de Brisamar, Valentina, Pedro Gondim, Manaíra, Bessa, Mandacaru e Bairro dos Estados. Equipes de conservação urbana atuaram em áreas como o Distrito Industrial, Parque Paraíba IV, Cruz das Armas, Jaguaribe e Geisel.