O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) encerrou 2025 com foco em ações voltadas à saúde, previdência, assistência social, inclusão e proteção animal. Em seu terceiro mandato, o parlamentar destinou R$ 31 milhões a hospitais da Paraíba e apresentou 136 propostas legislativas no Congresso Nacional. Entre os avanços, está a lei que garante pensão vitalícia a vítimas da microcefalia causada pelo Zika vírus.
Presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, Ruy conduziu debates com ministros, propôs aumento do orçamento para o setor social e defendeu a criação de um programa nacional de atendimento a dependentes de jogos e apostas. “Meu mandato sempre priorizou a defesa dos mais vulneráveis. Seguimos firmes, com responsabilidade e compromisso social”, afirmou.
Na pauta da inclusão, apresentou projetos para que o SUS forneça coletes sensoriais, abafadores auditivos e materiais adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também atuou pela ampliação da proteção digital para crianças e adolescentes. Em relação à causa animal, relatou o projeto que proibiu testes com animais na indústria de cosméticos e intensificou a articulação para criação do SUS Animal.
Além da atuação em Brasília, Ruy destinou recursos para hospitais como Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo e Padre Zé. As verbas permitiram, por exemplo, a expansão do uso do robô Da Vinci e a criação de novos leitos de UTI. O deputado também é o maior apoiador de entidades sociais na Paraíba, mantendo projetos de segurança alimentar, apoio a idosos, pessoas com deficiência, cultura, esporte e combate às drogas.