O bom momento da Paraíba, sob a gestão do governador João Azevêdo (PSB), entrou no centro do debate político em Pernambuco após dados do Banco do Brasil apontarem que o estado paraibano teve o terceiro maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo semestre de 2025.
O destaque foi utilizado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato ao governo de Pernambuco em 2026, para comparar os desempenhos entre os dois estados vizinhos.
Campos afirmou que o desempenho da Paraíba chama a atenção frente à retração registrada em Pernambuco.
“Me chamou a atenção porque eu vi o governador João Azevêdo, da Paraíba, que é do nosso partido, ele botando lá, a Paraíba ficou em terceiro lugar do Brasil de crescimento do PIB no último trimestre. E aí publicou o estudo do Banco do Brasil. Aí eu fui ler o estudo. Quando eu vi, Pernambuco estava em último lugar. Foi a maior retração econômica dos últimos três meses no Brasil”, declarou.
O prefeito, que lidera as pesquisas na corrida pelo governo estadual, utilizou o dado econômico como ponto de crítica à gestão da governadora Raquel Lyra (PSD), que disputará a reeleição.
“Paraíba está em terceiro, são 27, né? Paraíba está em terceiro, Pernambuco está em 27”, pontuou. Em seguida, fez críticas à situação da saúde pública estadual.
“A gente precisa compreender se as coisas estão melhorando. Você olha a questão da saúde mesmo. Qual é a grande entrega estadual na área da saúde? Como é que estão as emergências? Como é que estão os grandes hospitais? O que que tem de reestruturação?”, questionou.
João Campos ainda afirmou que os principais investimentos estaduais em saúde foram realizados em gestões anteriores.
“As últimas grandes obras de saúde aqui espalhadas foram feitas essencialmente por Eduardo Campos”, completou.
A fala foi registrada durante entrevista concedida ao blog do Elielson.