O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nesta segunda-feira (22), convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para implantação do Memorial Sivuca, que abrigará parte do acervo do músico paraibano Severino Dias de Oliveira, o Sivuca.
O espaço será instalado no centro de João Pessoa, no antigo prédio da Fundação José Américo, patrimônio da UFPB, que passará por processo de revitalização com investimento estimado em R$ 1,2 milhão.
“Chegando o final do ano, próximo do Natal, tendo uma alegria extraordinária de assinar aqui junto com a reitora Terezinha Domiciano esse convênio para implantar um memorial em Sivuca. Esse grande mestre da música que nos representou mundo afora merecia um espaço extremamente digno, como será esse espaço”, afirmou o governador.
A reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, também destacou a importância da parceria institucional. “É um agradecimento coletivo de toda a Universidade Federal da Paraíba, mas eu diria de toda a sociedade paraibana, e por que não dizer internacional, porque Sivuca é um nome de referência internacional”.
O acervo do artista, doado pela viúva Glória Gadelha em 2021, está atualmente sob a guarda do Arquivo Central da UFPB e reúne mais de 10 mil itens entre troféus, instrumentos musicais, roupas, óculos e objetos pessoais do músico.
Desde a doação, o material vem sendo preservado por servidores da universidade, músicos e arquivistas. O Memorial Sivuca passará a ser o espaço oficial para visitação, pesquisa e preservação da memória do sanfoneiro paraibano.