Suplente de senador da Paraíba é alvo da PF e usará tornozeleira eletrônica

Decisão do ministro André Mendonça determina monitoramento eletrônico de Erik Marinho
COMPARTILHE:
Plenário do Senado Jefferson — Foto: Rudy/Agência Senado

O segundo suplente do senador Efraim Filho (União Brasil), Erik Marinho, terá que usar tornozeleira eletrônica por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida faz parte da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal, que investiga um esquema nacional de fraudes com descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.

Segundo a Polícia Federal, Erik Marinho é ligado a uma rede de empresas de fachada utilizadas para ocultação de patrimônio, com vínculos com Antônio Camilo, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como líder do esquema.

Marinho é casado com Joelma dos Santos Campos, sócia da empresa Air Connect S/A, que adquiriu, em 2022, uma aeronave de R$ 2,8 milhões, apontada como instrumento de blindagem patrimonial do grupo.

A investigação, autorizada pelo ministro André Mendonça, também determinou que Marinho entregue seu passaporte e seja monitorado pelas autoridades. Para os investigadores, Erik e Careca atuavam ativamente na movimentação e ocultação de bens, inclusive com indícios de operações no exterior.

O nome de Erik já havia aparecido em reportagens anteriores, após vir à tona que o senador Weverton (PDT-MA) utilizou um jatinho pertencente ao suplente de Efraim. Na ocasião, Marinho confirmou o uso da aeronave por Weverton e Careca, mas disse que se tratava de uma “mera coincidência”.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Operação da PF que mira senador cumpre mandado em João Pessoa

Operação da PF que mira senador cumpre mandado em João Pessoa

Mandado foi cumprido em Tambaú, João Pessoa, durante operação que apura fraudes

Próximo
TRE-PB marca eleição suplementar de Cabedelo para abril de 2026; confira o calendário

TRE-PB marca eleição suplementar de Cabedelo para abril de 2026; confira o calendário

Calendário aprovado prevê convenções em fevereiro, registro de candidaturas até

Você também pode gostar