O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson Fachin, recebeu nesta terça-feira (16) a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) para discutir projetos voltados ao combate à violência contra a mulher, entre eles o programa “Antes que Aconteça”, desenvolvido pelo Ministério da Justiça.
Fachin afirmou que o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco no feminicídio, é uma das prioridades da gestão. Ele destacou a necessidade de uma atuação articulada entre as instituições para prevenir os casos. “Os diagnósticos falam por si só. A tragédia está instalada, e as causas são multifatoriais, não são singelas”, declarou.
A senadora apresentou ações em andamento no Estado da Paraíba, incluindo iniciativas educacionais em escolas e unidades prisionais, e solicitou apoio institucional para o desenvolvimento dessas propostas. Entre as medidas, há um protocolo de intenções firmado com o CNJ para formalizar parcerias em projetos voltados ao enfrentamento da violência de gênero.
Ao final da reunião, Fachin designou a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira, para acompanhar o tema e atuar junto às ações apresentadas pela senadora.