O Rio Paraíba, onde a prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão (PSB), se jogou para anunciar o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais, é alvo de forte poluição e apresenta riscos à saúde e ao meio ambiente. O vídeo da gestora foi divulgado nessa quarta-feira (10) nas redes sociais.
Relatórios recentes elaborados por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revelam que o rio tem a qualidade de suas águas comprometida por despejo de esgoto bruto de comunidades ribeirinhas, operação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com volumes acima do projetado, resíduos industriais e portuários, além da presença de pesticidas e fármacos veterinários oriundos de atividades agropecuárias nas margens.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) mantém diversos inquéritos e procedimentos em andamento relacionados à poluição de rios no estado, incluindo o Rio Paraíba e seus afluentes, como o Rio Jaguaribe e o Rio Tibiri. Os processos apuram responsabilidade por danos ambientais e eventuais omissões na gestão e fiscalização.
A gravação da prefeita viralizou nas redes sociais, cumprindo o objetivo da publicação. Ela classificou o pagamento do décimo terceiro como um “feito histórico da sua gestão”.