Hugo Motta e Arthur Lira entram em colisão após vitória de deputado do PSOL na Câmara

Irritado com o desfecho, Lira afirmou que a gestão de Motta é uma “esculhambação” e que é preciso “reorganizar a Casa”
COMPARTILHE:
Hugo Motta e Arthur Lira (Foto: Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), e o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) entraram em colisão após o plenário da Câmara dos Deputados aprovar, com apoio do governo e partidos do Centrão, a suspensão de seis meses do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), e não a cassação do mandato como previa parecer do Conselho de Ética.

Irritado com o desfecho, Lira afirmou que a gestão de Motta é uma “esculhambação” e que é preciso “reorganizar a Casa”. Hugo Motta reagiu dizendo que “a Presidência da Câmara não se move por conveniências individuais, nem deve servir como ferramenta de revanchismo”.

O estopim da crítica de Lira foi a derrota da articulação que buscava confirmar a cassação de Glauber. O ex-presidente da Câmara considera o deputado do PSOL como inimigo. O partido de Glauber apresentou uma emenda substitutiva para aplicar apenas a suspensão de seis meses, medida aprovada por 318 votos.

Motta afirmou ainda que exerce suas funções com “seriedade, equilíbrio e abertura ao diálogo”, reforçando que seu papel é garantir que todas as vozes parlamentares sejam ouvidas e que o funcionamento da Casa ocorra com respeito institucional.

A decisão foi considerada uma vitória do governo e da esquerda. Glauber comemorou o resultado ao lado de aliados no plenário. O parlamentar foi acusado de quebra de decoro por agredir, com chutes, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, em abril. Glauber alegou que o militante teria ofendido sua mãe já falecida, Saudade Braga.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Rio onde prefeita mergulhou para anunciar 13º na Paraíba sofre com despejo de esgoto bruto

Rio onde prefeita mergulhou para anunciar 13º na Paraíba sofre com despejo de esgoto bruto

MP mantém diversos inquéritos e procedimentos em andamento relacionados à

Você também pode gostar