A CPI dos Postos da Câmara Municipal de João Pessoa deve ser concluída na próxima semana e já aponta indícios claros de cartel entre postos de combustíveis da capital. A informação foi divulgada pelo vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), autor do pedido que criou a comissão.
Guguinha protocolou um relatório preliminar de 14 páginas e entregou o documento ao relator, vereador Tarcísio Jardim (PP). Segundo ele, as provas reunidas em audiências públicas e análises técnicas indicam ação coordenada de empresários no reajuste de R$ 0,40, além de irregularidades como adulteração de combustível e manipulação de bombas.
“No meu relatório pelo menos, a gente constatou que naquele aumento dos 40 centavos existia sim o cartel e estava na cara que existia um cartel quando eles se juntavam para combinar valores. As provas foram evidentes aqui nas audiências públicas”, afirmou.
O vereador destacou ainda que, com o reforço da fiscalização do Procon-JP, João Pessoa está há mais de três meses sem aumento nos preços. O relatório final da CPI será encaminhado ao Ministério Público, que deve analisar as responsabilidades e adotar as medidas legais cabíveis.