O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador João Azevêdo (PSB) tiveram uma conversa reservada nesta quarta-feira (10) após o afago público feito pelo petista ao chefe do Executivo estadual durante evento em Brasília. No discurso, o presidente chamou João de “futuro senador”.
No encontro fechado, além de temas administrativos, Lula e João trataram da conjuntura política da Paraíba e da agenda para o início de 2026. Entre os compromissos, ficou pré-agendada a vinda do presidente à capital paraibana no mês de janeiro.
Segundo o governador, Lula pretende participar do lançamento do primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil, que será instalado na Estação das Artes, em João Pessoa.
— É claro que ainda talvez as pessoas não tenham a dimensão do que representa você ter um Centro Internacional de Computação Quântica no Estado. Isso é um avanço gigantesco que colocará a Paraíba, mais uma vez, à frente dos demais estados na área de pesquisa, ciência e inovação — disse João Azevêdo em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal e empresas chinesas, com foco em ciência, inovação e medicina. A estrutura será utilizada para processar dados do radiotelescópio BINGO e para a formação de especialistas na área de tecnologia quântica.