A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, lançou nesta terça-feira (2), em Pitimbu, as compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 2025, que totalizam R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão destinados especificamente para as comunidades quilombolas, em contratos firmados por meio de Termo de Adesão com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O edital de Chamada Pública habilitou 530 agricultores fornecedores em 22 municípios paraibanos, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando o acesso a alimentos de qualidade para 86 entidades habilitadas como recebedoras, por meio das quais famílias em situação de vulnerabilidade serão contempladas.
Para Pollyanna, estar próxima dos produtores é essencial para reafirmar o sentido do programa, que nasce dos territórios e prioriza quem produz. “Estar perto dos agricultores neste momento é essencial. A presença de cada um deles fortalece o sentido do PAA, que nasce do território e para o território. Hoje, damos um passo com a assinatura dos contratos que garantirão que a produção desses agricultores chegará à mesa de milhares de paraibanos, fortalecendo renda, dignidade e segurança alimentar”, destacou.
A secretária também ressaltou o impacto transformador do PAA e sua capacidade de unir campo e cidade em uma mesma política de desenvolvimento humano. “O PAA é um programa lindo, que simultaneamente transforma realidades no campo e na cidade, garantindo renda para quem produz e alimento de qualidade para quem mais precisa”, afirmou Pollyanna.