Leoa retorna ao recinto da Bica em João Pessoa após isolamento por matar invasor

Animal segue sob monitoramento após episódio com invasor; Ibama acompanha processo
COMPARTILHE:

A leoa do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, começou a retornar gradualmente ao seu recinto nesta quinta-feira (5), segundo informou a equipe técnica do local. O animal foi colocado em quarentena após a morte de um homem, o Vaqueirinho, de 19 anos, que invadiu a jaula na manhã do último domingo (30).

De acordo com o Parque, o retorno está sendo feito com acompanhamento cuidadoso da equipe especializada, respeitando o tempo do animal. A leoa demonstrou comportamento atento ao retornar ao espaço.

— Leona chegou devagar, observou cada detalhe e foi acolhida no espaço que é dela. Todo o processo segue acompanhado pela equipe com cuidado e tranquilidade — comunicou a direção do Parque.

O secretário de Meio Ambiente do município, Welison Silveira, já havia informado que o isolamento da leoa era uma medida técnica, adotada em um espaço interno do próprio recinto, dividido em duas áreas. A medida atende protocolos de avaliação após contato forçado com humano.

— A leoa foi encaminhada para um cabeamento, uma área interna, e está em quarentena. A equipe técnica está monitorando toda a rotina. Houve um estresse muito grande e o Ibama está acompanhando conosco esse processo — afirmou o secretário.

Silveira também descartou qualquer possibilidade de sacrifício do animal.

— Não há hipótese de sacrifício. A leoa não teve culpa. Entraram no recinto dela. Toda a conduta está sendo feita com base em critérios técnicos e com o acompanhamento dos órgãos ambientais competentes — reforçou.

A leoa permanece sob observação clínica e cuidados específicos, com o acompanhamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da equipe técnica da Bica.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Gramado do Almeidão preocupa após shows, mas governo promete recuperação até janeiro

Gramado do Almeidão preocupa após shows, mas governo promete recuperação até janeiro

Secretário de Esportes garante recuperação até janeiro, mas Botafogo-PB já

Próximo
Parem as máquinas! Cícero, Leo, João e Lucas vão à mesa na Granja

Parem as máquinas! Cícero, Leo, João e Lucas vão à mesa na Granja

Durante o encontro, foi assinada a cessão do prédio da Estação das Artes, no

Você também pode gostar