O Hospital Napoleão Laureano (HNL) — referência no tratamento oncológico na Paraíba — realizou mais um mutirão de cirurgias urológicas, em alusão ao encerramento da campanha Novembro Azul, mês voltado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Os procedimentos cirúrgicos ocorreram durante todo esse sábado (28), em João pessoa.
Ao todo, foram realizados 12 cirurgias, e em homens de diferentes municípios da Paraíba. O acolhimento começou um dia antes, com avaliação clínica, atendimento com assistente social e recepção feita pelo presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, pelo urologista Dr. Porfírio Fernandes e pelos colaboradores da equipe multidisciplinar do HNL.
De acordo com Marcelo Lucena, o mutirão reforça o compromisso da instituição com o a oferta de tratamento oncológico de qualidade à população paraibana. “O Napoleão Laureano está finalizando o Novembro Azul com chave de ouro, realizando esse mutirão para atender os pacientes que mais precisam! Em mais um ano, o Hospital Laureano dá uma grande contribuição para a Paraíba no combate ao câncer de próstata”, afirmou.
O urologista Porfírio Fernandes destaca que acelerar o atendimento é fundamental para reduzir a mortalidade da doença. “O câncer de próstata, após o câncer de pele, é o que mais causa mortes no público masculino. Por isso, o mutirão é importante para garantir que esses pacientes recebam o tratamento no tempo adequado”, explicou.
Entre os pacientes atendidos está seu Emanuel Bernardo da Silva, de 67 anos, morador da cidade Araçagi. Ele conta que realiza acompanhamento anual, mas percebeu alterações e buscou ajuda rapidamente. “Todo ano me cuido, mas eu senti a doença e logo fui fazer meus exames, e já acusou. Os médicos me encaminharam para o Laureano e, em menos de seis meses, tive o diagnóstico e já vou fazer a cirurgia, confiando primeiro em Deus e segundo na equipe do hospital”, relatou.
Ao longo de novembro, o HNL também realizou mais de 500 testes gratuitos de PSA, exame fundamental na descoberta o câncer de próstata. Uma iniciativa para incentivar os homens a buscarem atendimento médico, pois o diagnóstico precoce salva vidas.