O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), determinou na manhã desta quinta-feira (27) o cancelamento de todos os eventos programados na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, projetada por Oscar Niemeyer. A decisão foi tomada após a repercussão do uso do espaço para fins privados e a abertura de investigação pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Estavam previstos para o local um leilão de cavalos neste sábado (29) e um festival de churrasco (BBQ Show) marcado para o dia 31 de janeiro. Na semana passada, a Estação também foi utilizada como depósito de banheiros químicos, após abrigar uma corrida de rua seguida de um show da família Bell Marques.
O diretor da Estação Ciência é Olié Martins, empresário do setor de eventos. O uso do espaço para atividades comerciais e privadas gerou questionamentos sobre a função original do equipamento, voltada à ciência, cultura e educação.
O Ministério Público instaurou um procedimento investigativo e convocou audiência para a próxima terça-feira (2). Foram chamados representantes de secretarias municipais, da Procuradoria do Município e da direção da Estação para prestar esclarecimentos sobre autorizações, licenças e eventuais irregularidades.