O ex-governador da Paraíba e ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PT), criticou o que classificou como abandono da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (24), ele afirmou que o equipamento, projetado por Oscar Niemeyer, tem sido usado de forma “inadequada e negligente”. Na semana passada, o local recebeu um show do cantor baiano Bell Marques após uma corrida de rua.
“Ver um dos maiores símbolos culturais e arquitetônicos da Paraíba, projetado por Oscar Niemeyer, sendo utilizado de forma inadequada e negligente é revoltante. É preciso respeitar o patrimônio público, defender a cultura e impedir que desmontem um equipamento que já recebeu milhões de visitantes e marcou a história de João Pessoa e da Paraíba”, afirmou Ricardo.
O ex-prefeito relatou ter ficado “atônito” com a situação e questionou o Ministério Público. “Como é que o Ministério Público vê a destruição de um órgão com aquelas características? João Pessoa quer esquecer? Aliás, não João Pessoa, mas os que governam. Provavelmente porque não foi feito por eles, foi feito por mim, pelo nosso governo”, declarou.
Ricardo Coutinho ainda destacou que o espaço deveria funcionar como centro cultural e museu, como foi projetado. “Lá tem que ser um museu de ciências, um auditório para grandes eventos. É uma obra de Oscar Niemeyer, o mesmo arquiteto que projetou os edifícios mais importantes de Brasília. Foi esse equipamento que ajudou a impulsionar o turismo. Não é possível que um equipamento público dessa ordem passe por um constrangimento desse”.